quinta-feira, 29 de março de 2012

Planejando o seu sucesso no Multinível


Planejando o seu sucesso no Multinível
Por Rodolfo Gasparian

Planejar o seu negócio é um dos principais fatores para o sucesso em multinível.
A maioria das pessoas entra no multinível sem adotar a mínima técnica ou planejamento para desenvolver o negócio.

O planejamento pertence a um dos ciclos fundamentais para execução de um projeto de Multinível. Para o PMI (2008ª) o ciclo de vida de um projeto é composto por cinco grupos de processos distintos: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento / Controle e Encerramento.

Falarei hoje sobre Planejamento.

Durante essa fase de planejamento o empreendedor deve ter seus objetivos bem definidos. Saber aonde quer chegar com o seu novo empreendimento.
De acordo com os estudos de Napoleon Hill em “A Lei do Triunfo”, uma das dezesseis leis para o sucesso é exatamente ter um objetivo principal definido. E a partir deste objetivo, definir o escopo de todo o planejamento.
Em multinível, podemos ajudar nossa equipe a descobrir os seus objetivos fazendo a seguinte pergunta:

O que você faria da sua vida se tempo e dinheiro não fossem problema?

A resposta será o que realmente a pessoa quer de importante para sua vida.

E para isso, voltando ao mundo real, ela precisará dedicar tempo de trabalho para conseguir dinheiro necessário para realizar seus sonhos e objetivos.
A base de sua motivação serão os seus objetivos finais e alcançar esse objetivo demandará muito esforço pessoal.
Planejar cada etapa do seu negócio é fundamental e no multinível as etapas são os níveis a serem alcançados. E por incrível que pareça, muitos empreendedores iniciam seu negócio sem nenhum planejamento.

Nesta fase o novo consultor (distribuidor / associado) deve listar o que ele precisa para atingir cada nível dentro da empresa. Para isso, ele precisará pensar em três pontos importantes:

· Consumidores
· Pessoas na equipe
· Líderes de equipe

No primeiro ponto, consumidores, para um negócio de multinível funcionar ele deve ser lucrativo. Um dos grandes erros é iniciar o negócio a base apenas de consumo pessoal.
Considerando que um volume médio necessário para manter um negócio de vendas diretas funcionando seja de R$ 250 de volume pessoal, a meta inicial do novo associado deve contar com o número mínimo de consumidores para sustentar esse volume pessoal mínimo mensal.

Podemos resumir a importância disso na seguinte fórmula:

X consumidores = Seu volume pessoal = Sua sustentação no negócio
Ex. 5 consumidores que comprem R$ 50,00 = 250,00 volume pessoal = Sua ativação mensal.

No segundo ponto, pessoas na equipe, para atingir um maior volume geral de vendas na rede, o empreendedor associado deverá ter uma equipe de acordo com a meta a ser alcançada.
Para lhe ajudar, vamos usar alguns exemplos matemáticos baseados na média em geral de volume pessoal de vendas de R$250 por pessoa na equipe (associados).

Se de acordo com suas metas iniciais você precisa atingir um volume de R$ 5.000 em vendas, você precisará de 20 pessoas ativas no seu negócio.

Quando digo pessoas ativas, sugestiono 20 pessoas com pelo menos 5 consumidores. O que equivale no geral a 100 consumidores (clientes).

Desta maneira, temos:
100 clientes = 20 associados consistentes (pessoas ativas por mês) = sua meta alcançada

Faça esse cálculo para estabelecer as suas grandes metas de 10 mil, 50mil, 1 milhão...

No terceiro ponto, líderes de equipe, entramos na importância da liderança. Fazendo uma analogia com as locomotivas que puxam os vagões, um líder sozinho até consegue puxar 20 vagões, mas por limitação de tempo e recursos, não conseguirá puxar 100 ou 200 vagões.
No multinível, para obter uma organização consistente, precisaremos de líderes na equipe.

Aqui vai mais um exemplo matemático:
20 líderes = 400 associados consistentes (pessoas ativas mês) = 2000 clientes (consumidores)

Observe que quando você atingir esse número, você terá em sua rede um volume mensal de R$ 100.000 em volume de faturamento.
E fazendo um cálculo grosso, você estará recebendo de bônus, algo em torno de R$ 5 mil a 8 mil por mês.

E como formar uma equipe com líderes?

Existem duas maneiras de obter líderes em sua equipe:

· Formando líderes
· Buscando “líderes prontos”

Formar líderes é a maneira mais inteligente de construir o seu negócio, entretanto é a maneira mais difícil e demorada, pois ninguém se transforma em um líder do dia para noite. Para ser um líder de multinível é necessário amadurecimento e vivência antes de tudo.

Buscar “lideres prontos” é a maneira mais fácil de construir um negócio rápido, mas em compensação é a maneira menos sólida de formar organização, visto que muitos desses “líderes prontos” estão sempre em busca de novos negócios.

Faço aqui um parêntese de que existem grandes líderes que ainda não acharam a oportunidade ideal para eles e estão insatisfeitos com os seus negócios, mas achar esse tipo de líder é muito mais difícil.

Desta maneira, planejando o seu negócio, você conseguirá saber o que precisa para atingir o sucesso em sua companhia de multinível.

A partir do momento que você tenha bem claro definido seus objetivos e metas, você poderá elaborar um plano de ação para atingir seus objetivos e ganhar dinheiro no negócio.

Um plano de ação deve conter:

· Prospecção de novos clientes
· Fidelização de clientes
· Prospecção de novos associados (distribuidores / consultores)
· Treinamento e capacitação de novos associados
· Formação de liderança

No próximo artigo, abordaremos o plano de ação para obter sucesso no multinível.



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Um comentário:

Alexandre Marques (consultor belcorp cód. 98931) disse...

me permito dizer algo em relação a estrutura organizacional de uma companhia.
Veja só como você mesmo disse é preciso ter-se liderança mas...,liderança se faz com credibilidade e isso cabe a empresa Belcorp e todo seu núcleo. Embora sabendo-se que todos nós passamos por momentos ofuscante, mas devemos ter a conciência de que, para ser um líder é preciso muito mais que se imagina. Não basta apenas cumprir regras obsoletas e deixar de lado o famoso "jogo de cintura". A Belcorp o que se vê é uma grande empresa que vai ser uma das maiores aqui no Brasil. Mas, ao meu ver é preciso muito e muito trabalho. Começando é claro de cima para baixo.
Curti seu blogger é um grande empreendedor. Espero que toda a organização tenha a conciência de que ser "'VIP' é ter humilde e transparencia para resolver qualquer problema que seja problema."

parabéns pelo seu blogger