quinta-feira, 22 de março de 2012

Uma lição de profissionalismo

Uma lição de profissionalismo
Por Rodolfo Gasparian

Essa semana a aconteceu um fato muito interessante que me fez refletir e pensar em escrever sobre o assunto.
Como era a semana que se comemorava o dia internacional da mulher, a empresa de minha esposa criou uma série de eventos internos relacionados ao tema feminino e um desses temas se tratava da beleza feminina.

A responsável pelo evento, uma consultora MaryKay, tinha a missão de ensinar as pessoas como usar maquiagem. Solicitou que todas as mulheres levassem as suas maquiagens e em seguida, começou a dar uma aula na prática de como se maquiar.
Comentário:  Veja que conseguiu entrar no publico da empresa porque levou algo de valor para a empresa. Não cobrou nada pelo serviço, ensinou as funcionárias da empresa a se maquiarem.

Em seguida , começou todo o processo de preparação da mulheres: limpeza, esfoliação, tonificação, hidratação... Mas claro, começou a usar os produtos da empresa que representa e em cada fase de aplicação de produto dava uma aula clara de componentes e benefícios dos seus produtos. As mulheres escutavam a teoria e praticavam o uso.
Comentário: A melhor maneira de dar uma lição é a mistura de teoria com prática, pois fixa o aprendizado do conhecimento e os torna inesquecíveis.

Enquanto isso ia falando sobre os produtos do mercado, preços, concorrentes e é claro, sempre evidenciado a qualidade dos seus produtos MaryKay. Sem contar que deixava uma porta aberta para os convidados também revenderem os seus produtos.
Comentário: Mostrou conhecimento sobe o assunto, gerando credibilidade. Criou referencia de uso e valorização do produto.Sem contar que de forma sutil, convidou as pessoas para revender os produtos.

Durante todo processo ensinava a melhor forma de usar a maquiagem, como passar os cílios, tipos de pele, dicas de acordo com modelagem do rosto etc. Uma verdadeira aula...
Comentário: Foi útil para os participantes. Gerou conteúdo. Motivou as pessoas a participarem. As pessoas saíram falando bem da vendedora, produto e empresa.

Sem contar que no inicio da apresentação já tinha distribuído um formulário onde captava os dados das pessoas e interesses.
Comentário: Veja que pegou os dados no início para não tirar o foco das vendas no fim. Sem contar que com os dados, pode fazer o acompanhamento com cada cliente de forma individualizada.

No fim, as pessoas ficavam encantadas com a apresentação dos produtos e da empresa e a consultora ainda disponibilizava formas de pagamento com cartão de crédito até parcelado. E é claro fazia as vendas de forma natural.

Comentário: Veja que a venda natural é aquela que a própria pessoa sente a necessidade de comprar. A vendedora profissional apenas foi uma intermediadora desse processo, conduzindo a apresentação de forma natural e profissional

Como era uma apresentação coletiva, se disponibilizou de ir na casa de cada um para fazer individualmente a consultoria de beleza.

Quis escrever essa história, pois achei pertinente mostrar o que é ser um verdadeiro vendedor na área de cosméticos. Em geral os vendedores deixam o catálogo  com a possível cliente e depois volta para buscar e perguntam: você quer alguma coisa? Não é assim que se deve fazer. O mais importante é agregar valor aos seus produtos, envolver os clientes, deixá-los com a sensação de desejo de adquirir os seus produtos de forma natural.

Agora pergunto:  Imagina sua equipe de vendas praticando esse tipo de profissionalismo?


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