quinta-feira, 15 de março de 2012

Você é um “chato do multinível”?

Você é um “chato do multinível”?
By Rodolfo Gasparian - Baixar artigo

O multinível é um negócio ético e legal, entretanto, muitos representantes dessa indústria agem como chatos antiéticos.

Utilizar o nome da indústria para promover negócios ilegais virou banalidade na internet. Receber convite para apresentações virtuais sem nenhum contexto de conversação no MSN e Skype, nem se fala.

Pensando nisso, criei esse artigo, com objetivo de conscientizar as pessoas para que elas entendam como evitar ser um chato de multinível e também aprender a agir de forma mais profissional e ética.

Veja abaixo a lista de atitudes de um chato de multinível:
  • Adiciona seu nome sem te conhecer em diversas redes sociais (twitter, Facebook, Orkut, skype, MSN...)
Neste caso, a intenção é de te convidar para entrar no negócio dele. Mais cedo ou mais tarde, você receberá um e-mail ou convite.
  • Enviar mensagem de convite no skype, MSN sem contextualização
O chato de multinível envia mensagem de convite para o seu skype sem nem dizer “oi”. É o cúmulo da falta de capacidade em network. Isso mostra a intencionalidade patológica em te cadastrar a qualquer custo.

Dica: Neste caso você pode bloquear e sinalizar a mensagem como spam.
  • Insistir em te cadastrar no negócio deles.
Está sempre insistindo para você se cadastrar no negócio, mesmo você deixando bem claro que não tem interesse.

O que acontece normalmente: A primeira vez que ele te convida você diz um não educado, a segunda já é um não mais direto a terceira vez, acaba nem respondendo ao convite.
  • Enviar e-mail (spam) usando o nome da empresa e indústria
Envia e-mail sem solicitação (spam) e ainda coloca o nome da indústria de multinível para gerar credibilidade. Ou pior, usa o nome da empresa que está representando no momento. Isso queima o nome da empresa e queima o nome da indústria.

neste caso além de chato, está sendo um destruidor de oportunidades futuras, pois está atuando para a falta de credibilidade do setor.
  • Inventa grupos de e-mails com objetivos de prospectar
O chato te inseri numa lista e você começa a receber “duzentos” e-mails por dia na sua caixa de mensagem. Pergunto: Não tem mais nada a fazer?
  • Adiciona você no meio de uma conversa em grupo em skype ou MSN
Seu Messenger começa a piscar e quando você vai ver, está no meio de um grupo de conversa. Você tenta sair do grupo, fecha a janela e quando alguém envia a mensagem pisca de novo. Até que você consegue excluir depois de descobrir como se faz. Isso é insuportável!
  • Normalmente troca de empresa a cada novo negócio. São os macacos de multinível, que pulam de galho em galho.
O chato de multinível está sempre num novo negócio maravilhoso, oportunidade do século e não dá três meses e já está em outro negócio da china. E o pior, sempre te chamando e mandando e-mail. Chato, chato! Cadê a credibilidade?
  • Entra no seu site e preenche em seu formulário uma propaganda
Imagina que você abre o e-mail feliz de ter um contato ou formulário e quando clica tem um anúncio do chato de multinível. Esse não deve ganhar dinheiro mesmo com o negócio dele!
  • Mostrar interesse em seu negócio para no fim mostrar o negócio dele
Cria uma pseudo-conversa no início para depois vender o projeto dele. Ele pede para você mostrar o plano da sua empresa, faz pergunta se fingindo de interessado e no fim da conversa, tenta te convencer a entrar no negócio dele. Argh!
Conclusão:

Observe que a característica do chato de multinível é a intencionalidade patológica que é aquela intenção exagerada de querer te cadastrar para o negócio. Se lhe chamou para um café ou almoço, o objetivo não era criar relacionamento e fazer negócios sadios e sim te cadastrar no negócio dele.

Sei que alguns vão justificar seus atos chatos em necessidades de ganhar dinheiro. Mas será que estão nessa situação, sem dinheiro porque não sabem fazer o negócio da maneira correta? Ou melhor, não ganham dinheiro porque são chatos?

Questionamento:


Será que você comete atos de chatice de multinível? Que tal refletir sobre isso. Existem maneiras profissionais de fazer network sadio. Sugiro o livro de Jefrey Gitomer “O boom das mídias sociais”.

Que tal enviar esse artigo para os chatos que ficam te chamando para outros negócios de multinível?
Baixar artigo - chato de multinível


Links Patrocinados: Hotconference - Belcorp - GVO

Nenhum comentário: